terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Take a look at my underpants, Shintaro Ishihara.

Natal, Ano Novo, férias de Natal, o que costuma ser uma época vazia em noticias para os Otakus, depois do turbilhão de Novembro, Setembro e Outubro, não foi assim este ano. Claro, como habitual, muito poucos estúdios e editoras revelaram algum novo anime/mangá/etc nestes últimos tempos, mas os sites de noticias virados para este público não param quietos, e a culpada é a recém aceite lei pelo governo japonês,
 é uma grande confusão. Para dizer a verdade, só consegui perceber bem a coisa ontem ou anteontem - na verdade, como nem o grande Deus informador dos Otakus consegue apresentar uma noticia decentemente, ainda não percebi se esta lei vai afectar apenas Tokyo ou o Japão inteiro. E, como Otaku, estou ligeiramente revoltado.

(Hello, call me hypocrite)

Bem, a lei consiste em várias coisas. A que vai afectar maior público é que mangás (e animes, duh) com conteúdo sexual explicito ou conteúdo pseudo sexual - não se preocupem, eu explico - não vão poder ser comercializados a menores de 18 anos. Não, isto não acontecia no Japão, mas convêm alertar, o conceito "maturidade" no Japão é algo diferente, e lá cabe aos pais colocar limites aos filhos - ah, e as emissoras não são obrigadas a colocar "Não faça isto em casa" no inicio de cada episódio de um anime, talvez porque os putos lá não são completos atrasados mentais, como os ocidentais. 

Até agora nada de demasiado preocupante, mais vai piorando, quanto ao pseudo-sexual. Os mangás e animes direccionados a adolescentes são, na sua generalidade, mais... Hermm... Picantes, isso seria o pseudo-sexual, que vai ser censurado. Nada de mais, isso também acontece no ocidente. 

Mas, o mais preocupante é que temas que possam ser considerados perturbadores à ordem social, com a violação, vão ser censurados.

No meio desta história toda, o engraçado, é que se alguns dos livros de Shintaro Ishihara (governador de Tokyo) fossem adaptados para anime ou mangá, seriam afectados por esta lei. Ah, e o próprio afirmou num dos seus livros, em 1972, que "nenhum livro de qualquer espécie poderia instigar qualquer criança a cometer um crime, e, mesmo se todos os livros indesejáveis fossem retirados do mercado, o crime iria continuar a existir", quando foi interrogado sobre isto sobre um jornalista apenas disse que "estava errado". E como cereja no topo do bolo, disse que quem lê e escreve o material afectado pela lei tem o ADN deformado. Tipo... Oi?

E se tu és um fanboy ou uma fangirl de Lolicon, Shotacon, Straight Shota e afins, podes esquece-los. 

NO MORE NAKED CIEL FOR YOU, MÁRCIA.   

Como consequência, já foi iniciado um boicote à Tokyo Anime Fair - só o maior evento relacionado a Anime, Mangá e Videojogos do Japão (e provavelmente do mundo) -, que corre o risco de ser cancelado. 

Eu, eu acho isto tudo uma puta falta de sacanagem. Mas, visto que eles não podem censurar a internet, não se preocupem. :3